sábado, 29 de setembro de 2012

INDIVÍDUO EDUCADO PRESSUPÕE INDIVÍDUO ÉTICO?




A ética ou filosofia da moral ocupa importante espaço neste espaço de discussões.

É um ideal de conduta, e a conduta em si, é material de estudo para muitas áreas da ciência.

Aos desavisados parece uma utopia, mas não é.
Importa-se a ética, não apenas com aquilo que o indivíduo é; mas sim, e principalmente, com aquilo que deveria ser.

Aprende-se a conduta ética, passiva ou ativamente; a escolher.
Via inteligência e sentimento ou dor e sofrimento.
  
O que parece ser a conduta ética utópica de hoje será a conduta ética comum de amanhã.

O aprendizado da ética, de ontem para hoje, mudou rapidamente. Até algum tempo atrás, a preocupação com a conduta ética implicava em santificação, hoje; porém, já é quase uma questão de sobrevivência.
Por exemplo, em determinados grupos sociais de padrão de qualidade melhorado: fumar na presença de outras pessoas já é atitude não-ética, um padrão de conduta inadequado que auto-isola o indivíduo.

Usando o ato de se alimentar como recurso ético:
Em alguns grupos, o indivíduo que pratica o naturalismo na alimentação é excluído como um “desmancha prazeres”, um maníaco. Em outros grupos mais comedidos no ato de se alimentar, o que apenas ainda come sem raciocínio, sem usar a inteligência se auto-exclui, segrega-se como um glutão...

A ética é flexível e plástica depende da qualidade evolutiva?

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