domingo, 22 de agosto de 2010

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO NA NOSSA I-LIMITADA VIDA

A importância do trabalho na aparente vida do ser humano:

Conquistarás o teu pão com o suor do teu rosto! (Disse alguém – talvez, em nome de Deus ou de alguma organização ou empresa estelar – quem sabe?).

A lei de trabalho é uma das mais importantes leis cósmicas deste universo e talvez de todos os incontáveis outros; nossos desconhecidos.

Mas, cá entre nós; que não somos bolsistas da sobrevivência - nesta cultura da vida contemporânea; desde o nascimento somos exclusivamente criados para a vida profissional; quando ela está disponível no nosso mercado da vida; é claro.

Hoje, o trabalho profissional, não é apenas uma relação de produção ou reprodução, reconhecida, amparada e assistida por meios legais ou não – e sugada por esses próprios amparadores sociais através de escorchante carga de leoninos impostos.
Ele é também a base pela qual o indivíduo se sociabiliza; se integra na sociedade e que o protege das incertezas da existência; seja como batalhador de verdade ou como bolsista incluído ou excluído.

Na sociedade contemporânea o labor, parece ser o fundamento principal da coesão social, da paz pessoal e de inter-relações.
Não se pode imaginar nada pior numa sociedade de trabalhadores do que alguém ficar de fora do mercado consumidor sem poder trabalhar para saciar sua fome de consumo.

Mas, o planeta não vai agüentar esse sistema de emprego absolutamente voltado para o consumismo desenfreado.
Devemos nos alarmar e reagir com vigor contra o desemprego, sem dúvida... Mas, o importante não é apenas criar novos empregos e diminuir as diferenças sociais que sempre existiram, e que, ainda hoje, tem sua utilidade nesta dimensão de polaridades – é preciso ir muito além para evitar as mortes em massa e o caos social.

Há riquezas fluindo pelo mundo, e assim como há pessoas que não tem trabalho; há pessoas que trabalham e querem aproveitar essas riquezas na medida de suas nem sempre bem medidas e estruturadas ambições.
Para que o sistema sobreviva:

Hoje, também são as relações de trabalho e com o trabalho, que estão em jogo.

Hoje, não basta mais apenas trabalhar ou fingir que se trabalha, é preciso trabalhar com qualidade; e só quem tem qualidade pessoal deixa sua marca de qualidade no desempenho de suas tarefas de cada dia.

Concursado ou não...

Apenas para puxar conversa:

O AMIGO TRABALHA PARA QUE OU PARA QUEM?...

Nenhum comentário:

Postar um comentário