sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A RESPONSABILIDADE DA CHEFIA COM RELAÇÃO Á ÉTICA

Na seqüência de nossos bate-papos sobre a sobrevivência neste mundo de consumo, através da lei do trabalho; vamos colocar alguns itens para serem debatidos entre os que estão nesta tarefa de condutores de iguais na arte da profissão.
Claro que dependendo da área de trabalho; o processo é mais ou menos espinhoso – mas, cada qual está no lugar certo e na hora certa para criar um diferencial cósmico – como disse o sábio Avatar Jesus: o desempenho deve ser proporcional ao conhecimento.

Cada trabalhador está posicionado na filosofia da empresa a que se submeteu; mera questão de sintonia:

Trabalhador safado só encontra emprego em empresa oportunista.

Claro que á medida que sua visão de mundo a respeito da ética cósmica se amplia; o
Desconforto, em fazer e executar a filosofia da empresa; e dos seus dirigentes máximos faz adoecer e cria conflitos extremos entre o ser e o parecer.

Exercício:
Quando o trabalhador vai procurar emprego; com o que menos ou nada se preocupa; é com a idoneidade ética da empresa – o que interessa é apenas o salário; as mordomias e nada a ver com o histórico da empresa – tanto faz que ela seja campeã de reclamações por ludibriar os fregueses. O negócio é vender e lucrar – dane-se a ética que fica jogada nas mãos de uma justiça tão precária quanto a idoneidade dos seus chefes e dirigentes que são a alma da filosofia da sua empresa.

Amigo leitor:

QUANDO BUSCOU TRABALHAR NA EMPRESA - BUSCOU SABER DE SEUS ANTECEDENTES CRIMINAIS E CORRELATOS?

Vai trabalhar para qualquer um?
Se prostituir?

Busque empresas com pedigree de reformas para se ajustar às leis da ética cósmica que já estejam dotadas de um staff de qualidade humana compatível com a atividade desenvolvida:

Recursos humanos-treinamento-reciclagem.

Quando o conjunto das idéias, interesses e até ideais se conjugam:

Numa segunda fase, a de sedimentação da cultura da qualidade, a empresa reinveste no departamento de recursos humanos, tanto na seleção mais adequada dos novos funcionários, quanto no reaproveitamento dos já existentes, mediante treinamentos específicos. A empresa faz isso, para formar material humano que atenda melhor sua demanda num mundo que busca; por incrível que pareça aos descrentes: cada vez mais qualidade ética.
Hoje, por incompetência do setor público e por necessidade, a educação atuante e funcional, está saindo da sala de aula, para a reciclagem promovida pela área de recursos humanos das empresas; mesmo em funções não tão especializadas, de modo, a formar profissionais ligados aos problemas da vida real.
Isso ocorre porque em todo o mundo a pesquisa aplicada e o desenvolvimento de tecnologias são bancados e realizados pela empresa.
Na maioria dos países, a formação e a pesquisa básica são bancadas ou apoiadas pelo governo; e, quando existe boa interação entre universidade e empresa temos como resultado, profissionais altamente qualificados.
E, quando se trata de países em desenvolvimento, essa, é uma questão de extrema importância, pois, hoje e sempre, o saber é matéria-prima da produção, do poder e moeda da hegemonia econômica.
Na evolução das pessoas e do trabalhador, o saber, o conhecer é condição básica do sentir-se feliz; pois, o bolsista da vida, o ignorante, se, voluntário de alguma forma; dia menos dia, sente-se infeliz e também infelicita seu igual: o preguiçoso e medroso das leis naturais da evolução...
Considera-se um País do futuro aquele que aplica em educação formativa, o que ainda é raro. Informar é fácil, basta jogar a informação sem muita preocupação com qualificação pessoal de quem informa, pois, qualquer um pode informar, mas para formar é preciso pensar, refletir e exemplificar. Um problema a ser solucionado é que, convencionou-se que o Estado é o responsável pela parte formativa do cidadão; mas como no serviço público, em quase todo mundo, a qualidade demora a ser instituída. Compulsoriamente, a empresa, hoje, tornou-se obrigatoriamente um fato educativo. Nada nem bom nem ruim, apenas um mecanismo mais rápido de evolução... Pela educação e pelo conhecimento a empresa reciclará o trabalhador de maneira globalizada levando à extinção da maioria das religiões, em especial as dogmáticas que iludem e enganam.
Recomendamos a leitura do artigo seqüencial: PROJETO DE VIDA – parte 3 – Quem é o chefe?

Se na empresa, por algum motivo, o amigo foi colocado na posição de chefe; não se omita; se preciso for, se a filosofia da empresa for do tipo das prestadoras de serviço recordistas em litígios em todos os sentidos se demita.
Caso não tenha coragem, tome ritalina, se for preciso; estude muito, decore baboseiras inúteis; e preste um concurso público, para tentar se garantir; por sei lá quantos meses, anos séculos; até que teu dia de prestar contas a tua consciência chegue...

Sou um chefe; um líder, o que faço?

Assunto para nossos bate papos futuros – que venham os interessados...

2 comentários:

  1. Como sempre, direto e preciso.

    Sempre voltamos aos temas: ética, princípios e valores.

    Por isso tenho batido tanto na tecla: quem se diz cansado, perturbado e atacado nos dias de hoje precisa rever seus próprios princípios e valores, até mesmo se eles já existiram um dia.

    Caso contrário, creio não ser possível sair do lugar.

    Falar em Ética Cósmica então...dói na alma.

    Aquele que tem enraizado na alma princípios e valores, sem entrar no mérito de certo ou errado, não precisa pedir licença a ninguém. Sequer torcer pela sintonia, o universo se encarrega.

    Fica mais fácil se adaptar diante das circunstâncias da vida quando não precisamos provar o que somos simplesmente porque já sabemos. A provação sempre fortalecerá a “tese”, é inevitável.

    Quem se preocupa em ter princípio não permite que a dúvida chegue de forma superficial. A discussão muda de patamar. O “valer a pena” nunca estará consubstanciado em passar por cima dos valores adquiridos. A dúvida residirá na possibilidade de poder fazer algo para modificar aquele meio (para melhor é claro). O risco deixa de existir pq a possibilidade de ser corrompido foi extinta em princípio (coincidência não).

    E o melhor da história, aquele que tem verdadeiros princípios, que sabe quem é, não quer nem precisa convencer ninguém, não quer nem precisa de seguidores, ele simplesmente é.

    Por isso o caos está instalado. Ninguém sabe quem realmente é. E não me venha com história de encarnações...para estes a coisa fica mais feia ainda. As muletas dos pseudo-espiritualistas não servem há muito.

    ResponderExcluir
  2. Amigo.
    Que maravilha compartilhar as vivências com criaturas tão jovens e tão "idosas" em sabedoria - espero que muitos outras antigas almas compartilhem conosco as suas vivências.

    ResponderExcluir