quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

SOMOS PRÉ-MOLDADOS PARA A VIDA PROFISSIONAL

Ninguém nasce aposentado para o trabalho de progresso individual e coletivo; embora
alguns já nasçam aposentados por invalidez, falta de objetivos de vida; opção – mas, a maior parte de nós foi "feita" para a vida profissional; e é para essa maioria que direcionaremos nosso bate papo.
O assunto qualidade do trabalhador pode ser abordado por inúmeros focos. Selecionei alguns fatores e dados a serem considerados. Os que nos afetam mais diretamente como pessoas: trabalho, educação, relações interpessoais, auto-estima, saúde, doença, cura - pois, estes são a espinha dorsal de nosso cotidiano, do nosso sentir-se feliz ou infeliz, com suas alegrias e tristezas. Constituem a base de nossa motivação de vida, e às vezes, até, são a nossa razão para viver. Ou, nas fases em que nos sentimos mais infelizes, a razão para continuar vivendo.
É verdade que fomos pré-moldados pela família e comunidade para a vida profissional; especialmente na sociedade pós-moderna; hoje, tudo é exacerbadamente comprado e vendido. Desse modo, a ocupação, o trabalho de qualquer tipo, é vital para o equilíbrio individual e coletivo. Portanto, boa parte das nossas conversas abordará relações interpessoais, no trabalho e na empresa - mas também, na família, no lar; pois uma pessoa infeliz na vida pessoal será um profissional amargo, pouco confiável.
Muitas dificuldades se apresentam ao interagirmos conceitos empresariais, políticos, micro e macro-econômicos, filosofia, educação, conceitos de qualidade em evolução pessoal, relações interpessoais e familiares, além de saúde, doença, existência, projetados em nossas “atitudes”, um dos parâmetros que usaremos para “medir” nossa qualidade pessoal.
Tentamos fixar o problema da “atitude” do indivíduo nos limites da Ética e da Psicologia Social – embora; trate-se de um comportamento social, plástico e mutável. Os indivíduos se ajustam ou não ao meio social, num determinado momento e, sua qualidade como pessoa se refletirá em suas “atitudes”, pois o homem enxerga sempre através da sua visão interior. Com o que vê por dentro, julga os aspectos de fora; pelo que sente, examina os sentimentos alheios, e mede a conduta dos outros pela sua própria forma de atuar. As atitudes afetam o comportamento e a personalidade, e, são formadas e aprendidas; daí, elas podem ser mudadas, quando se queira; num curto ou médio prazo.
Vamos apenas oferecer material para reflexão devido á dificuldade em expressar o conceito qualidade, especialmente, devido à sua ambigüidade, ao seu relativismo e à sua temporalidade.

Vamos continuar nossa aventura na busca da qualidade pessoal que melhor represente nossa marca pessoal – que se expressa no conjunto de nossas atitudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário